Cineclube Areal realiza terceira sessão gratuita em Parnamirim

O Cineclube vai exibir até o final de maio curtas e longas-metragens dirigidos por mulheridades e pessoas dissidentes de gênero.

O Cineclube Areal segue seu compromisso em promover uma janela de exibição e formar público. A próxima sessão será realizada na quinta-feira (15), em Parnamirim (RN), com sessões gratuitas de obras cinematográficas. A exibição ocorre às 19h, na sede da produtora audiovisual Nobir, com entrada gratuita e recursos de acessibilidade comunicacional.

O cineclube foi criado com o objetivo de descentralizar a exibição cinematográfica no estado, oferecendo uma janela alternativa para produções independentes — muitas delas ainda inéditas no Rio Grande do Norte. A proposta é priorizar filmes em formatos de curta e longa-metragem dirigidos por mulheridades (mulheres cis, trans, travestis e pessoas trans não binárias) e pessoas dissidentes de gênero do Sul Global (Brasil e América Latina). Além das exibições, o projeto busca formar o público local e promover debates sobre as questões sociais abordadas nas obras.

A programação do Cineclube Areal prevê cinco sessões até o final do mês de maio.
A curadoria da programação foi realizada pelas cineastas Ádila Santos, Diana Coelho e Rosy Nascimento, a partir de uma pesquisa voltada à valorização de narrativas do Sul Global.

De acordo com o Coordenador da Curadoria, a terceira sessão traz um olhar experimental. “A terceira sessão do Cineclube Areal engata numa proposição sinestésica de habitar o abstrato, como a tentativa de captar um fluxo de pensamento, por exemplo. Com abordagens profundas, as obras engajam na tentativa de tornar concretas existências historicamente vilipendiadas, como um gesto de entregar uma flor na boca de um tanque de guerra”.

A sessão contará com a exibição dos curtas La Hemi ( Ila Giroto e Estela Lapponi, 15’, SP), Aquela criança com AID$ ( Hiura Fernandes, 12’, RN), La Perra ( Carla Melo Gampert, 14’, COL/FRA), Divagar ( Lupa Silva, 5’, RN) e Oceano ( Michelline Helena e Amanda Pontes, 15’, CE).

Os interessados em participar devem preencher o formulário disponível no perfil do projeto no Instagram @cineclubeareal . As vagas são limitadas.Todos os filmes serão exibidos com legendas e os debates contarão com a presença de intérprete de Libras. Também haverá espaço kids, de acordo com a demanda do público presente.

O Cineclube Areal conta com o patrocínio da Fundação José Augusto, da Secretaria de Cultura do Rio Grande do Norte, por meio da Lei Paulo Gustavo, com apoio do Ministério da Cultura e do Governo Federal.

Serviço:
Cineclube Areal
Data: Quinta-feira, 16 de maio, às 19h
Local: Sede da produtora audiovisual Nobir- Av. Ten. Cordeiro, 436 – Centro, Parnamirim
Para acompanhar a programação: Siga o perfil no Instagram @cineclubeareal