O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) realiza no dia 18 de maio o 1º Encontro Nacional de Memória do Poder Judiciário. O evento tem como objetivo incentivar os debates sobre Gestão de Memória nos Tribunais, além de promover a troca de experiências de profissionais das áreas de História, Arquivologia, Biblioteconomia e Museologia, disseminando o conhecimento técnico e científico relativo a essa relevantíssima política judiciária, que abrange as presentes e futuras gerações.
O Encontro Nacional será transmitido pelo canal do CNJ no YouTube e faz parte das comemorações do Dia da Memória do Poder Judiciário, celebrado no dia 10 de maio e instituído pela Resolução CNJ 316/2020.
“Temos o dever fundamental de não-esquecimento, para que não sejam perdidos ou sepultados bens materiais e imateriais, fatos e personalidades que, por obras valorosas, construíram e conferem identidade a nossas instituições judiciárias. De acordo com Umberto Eco, nós somos a nossa memória. A memória é a alma!”, afirmou o ministro Luiz Fux, presidente do CNJ, quando do lançamento dos Manuais de Gestão Documental e de Gestão de Memória do Poder Judiciário.
As inscrições estão abertas até 17 de maio e poderão ser realizadas por meio de formulário eletrônico disponível AQUI.
A emissão do certificado ocorrerá por meio do sistema de inscrições eventos.cnj.jus.br e será necessário o registro de frequência no dia do evento.