CNPq decreta o fim dos PIBICs (Programas de Bolsas de Iniciação Científica) nas áreas de Humanidades, Artes e Ciências Sociais

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) disponibilizará 25.000 bolsas de Iniciação Científica (IC) para Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICTs) e Instituições de Ensino Superior (IESs), públicas e privadas, selecionadas por meio de Chamada Pública. As bolsas terão vigência de Agosto de 2020 a Julho de 2021 e deverão estar vinculadas a projetos de pesquisa que apresentem aderência a, no mínimo, uma das Áreas de Tecnologias Prioritárias do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

As instituições a serem selecionadas devem desenvolver pesquisa científica e manter uma política de iniciação científica institucionalizada, visando à execução de projetos de pesquisa científica e tecnológica com foco nas áreas prioritárias do MCTIC. 

De acordo com a publicação no portal do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, o CNPq está restringindo do programa as áreas de Humanidades, Artes e Ciências Sociais. Para ciências humanas e sociais, só valem iniciações científicas que estejam diretamente ligadas às “tecnologias prioritárias”.