O acesso por completo da plataforma Lattes foi restabelecido após mais de duas semanas, segundo nota divulgada pelo CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), na noite deste sábado (7). No documento, o órgão responsável disse que o sistema voltou a funcionar possibilitando a atualização dos currículos e do cadastro de novos usuários. A nota diz também que já havia restaurado o serviço, que permite, a mais de 300 instituições, a extração dos currículos dos pesquisadores.
Uma falha na área de tecnologia deixou o Lattes e a plataforma Carlos Chagas fora do ar desde o dia 23 de julho. Os dois sistemas são de responsabilidade do CNPq, órgão ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações e responsável pelo fomento à pesquisa no país.
Segundo informação oficial, o apagão dos sistema foi provocado pela queima de um dispositivo num equipamento que tem a função de controlar os servidores onde as plataformas ficam hospedadas. Isso teria ocorrido durante a migração dos dados para um novo servidor. Em email obtido pela reportagem, um funcionário do CNPq relatou que o principal servidor do conselho fora atingido e que o equipamento estaria fora da garantia e sem contrato de manutenção. Isso impediria um reparo imediato e traria a necessidade de contratação de empresa externa, como de fato ocorreu.