Colégio de Procuradores de Justiça dá posse à nova corregedora-geral do MPRN

O Colégio de Procuradores de Justiça do Ministério Público do Rio Grande do Norte (PGJ/MPRN) deu posse nesta terça-feira (22) à nova corregedora-geral do MPRN, a 14ª procuradora de Justiça Sayonara Café, durante sessão extraordinária do CPJ, realizada no Plenário da Procuradoria-Geral de Justiça (PGJ), em Natal.

A procuradora-geral de Justiça, Elaine Cardoso, destacou o papel da corregedoria-geral do MPRN. “Enxergo como uma das mais relevantes da instituição porque tem a missão não só de trazer luzes para a atuação da atividade-fim, para o agir de forma resolutiva, ao mesmo tempo em que acolhe, ouve e se coloca no lugar do outro”, afirmou.

A nova corregedora-geral reforçou que encara este momento singular não apenas como o coroamento natural da antiguidade enquanto membro integrante do Colégio de Procuradores de Justiça, mas, acima de tudo, como reflexo do comprometimento absoluto e dedicação incansável que sempre nortearam sua trajetória no Ministério Público potiguar, seja no desempenho das atribuições legais no cargo de promotora de Justiça por 28 anos, seja no de procuradora de Justiça por quase 11 anos.

“Tenho plena consciência da elevada responsabilidade que está sendo conferida a mim por meus pares, os colegas procuradores e procuradoras de Justiça. Por isso, expresso a cada um minha sincera gratidão pelo apoio e pela confiança recebidos, ao tempo que reafirmo o compromisso de conduzir o mandato de dois anos à frente da Corregedoria-Geral com muito trabalho, retidão e bom senso, prezando, sobremaneira, pelo respeito às prerrogativas e à independência funcional dos membros do Ministério Público potiguar, mas, também zelando pela regularidade e constante aprimoramento da nossa atuação, sempre estimulando, incentivando e apoiando as boas práticas e um desempenho funcional cada vez mais eficiente, que resulte concretamente na efetivação dos direitos e interesses cuja defesa e proteção são incumbências legítimas do Ministério Público”, destacou.

Para o presidente da Associação do Ministério Público do Rio Grande do Norte (Ampern), Clayton Barreto, a aclamação para o cargo “é a expressão máxima da confiança dos pares, procuradores e procuradoras de Justiça, que depositam em doutora Sayonara a confiança necessária para seguir consolidando a Corregedoria do MPRN como um relevante órgão de aperfeiçoamento da atividade ministerial, orientando e fiscalizando as atividades funcionais dos membros com justiça e transparência”, disse.

Durante a sessão extraordinária também foi realizada a entrega do relatório de gestão de transição da CGMP, com as ações executadas no período de 1º de fevereiro de 2025 a 22 de abril deste ano. À frente da CGMP durante esse período, as procuradoras de Justiça Myrian Coeli Solino, como corregedora-geral, e Darci Pinheiro, como corregedora-geral adjunta, realizaram 16 correições ordinárias, uma audiência pública em Assu e 17 visitas a equipamentos sociais da região.

“Finalizamos o mandato na corregedoria com orgulho de ter cumprido e ter concluído com serenidade uma obra de 4 anos, marcados por muitas ideias, muitas mudanças e inovações no exercício das funções correcionais, algumas delas paradigmáticas”, pontuou Myrian Solino.

Saudando a empossada, a procuradora de Justiça Darci Pinheiro fez memória à trajetória da nova corregedora e reconheceu o seu potencial. “Conhecedores que somos da máxima de que o homem reflete a sua história, acreditamos que a doutora Sayonara Café de Melo, com o empenho de buscar a justiça e a verdade, o aperfeiçoamento e o espírito de liderança, será muitíssimo bem-sucedida à frente da Corregedoria-Geral”, afirmou.

Darci Pinheiro acrescentou ainda: “Com bem a conhecemos, a doutora Sayonara Café tem o temperamento vibrante, diria até numa metáfora oportuna e coloquial, que tem a rara condição de transformar a nota mais baixa de uma escala vocal, em uma vibrante sinfonia”.