Com 350 mil doses aplicadas, postos de vacinação do SESI são desativados, em Natal, nesta terça-feira (16)

Com 350 mil doses de vacina contra a Covid-19 aplicadas no Rio Grande do Norte, o programa “Ação pela Vida” desativará os postos de vacinação, em Natal, a partir da próxima terça-feira (16). Sendo o sábado (13), o último dia de funcionamento nos pontos instalados no Ginásio do SESI, em Lagoa Nova. A medida atende pedido da Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, mediante aos avanços da imunização e redução da busca por doses de vacina.

Em nota, o Município ressaltou que “o ponto de drive do Serviço Social da Indústria (SESI) foi fundamental para alcançar os 90% da população vacinável com a D1 (primeira dose), superando a média estadual e brasileira”. A Secretaria de Saúde também aproveitou para “agradecer por toda parceria que o SESI prestou o enfrentamento ao Covid-19, com a aplicação das vacinas”, destacou no documento.

Na capital, de 5 abril quando foi lançado até esta sexta-feira, dia 12 de novembro, foram aplicadas 177.995 doses do imunizante pelo programa Ação pela Vida, do Sistema FIERN. Com 22.626 trabalhadores da indústria imunizados só em Natal.

“É um marco histórico que registramos no Sistema Indústria. Através da nossa equipe, demos uma contribuição relevante para o combate ao Covid-19”, disse o presidente da FIERN, Amaro Sales. O trabalho desenvolvido pelo programa Ação pela Vida, do Sistema FIERN, colocou o Rio Grande do Norte entre os três estados com números mais expressivos nas parcerias do Serviço Social da Indústria (SESI) — com governos estaduais e prefeituras — para vacinação contra Covid-19.

Na capital, foram instalados 25 pontos de vacinação, sendo 15 tendas em sistema drive thru no estacionamento do CTGAS-ER e 10 pontos de vacinação para pedestres, no Ginásio da SESI Clínica, em Lagoa Nova, com capacidade para 4 mil atendimentos diários. No começo de outubro, o atendimento ficou restrito aos pedestres.

Referência no atendimento de saúde e segurança do trabalho para a Indústria em todo o estado, o SESI-RN atuou na coordenação da vacinação nesses postos. Já ao SENAI-RN, por meio de sua infraestrutura, coube a cessão de espaço, pessoal de apoio e protetores faciais; enquanto o IEL-RN atuou na intermediação de estagiários para atuação direta na Ação.

A imunização dos trabalhadores da indústria obedeceu ao Plano de Vacinação Contra a Covid-19 da Indústria Potiguar, elaborado pelo programa Mais RN, que assegurou as informações e dados necessários para essas parcerias — entre Sistema FIERN, Prefeituras e Governo do Estado — para a vacinação dos trabalhadores da indústria.

Fonte: FIERN