Analisando pequenos cristais trazidos da Lua pelos astronautas da Apollo 17 em 1972, uma equipe de pesquisadores internacionais conseguiu calcular, com precisão, a idade da Lua. Diferentemente das avaliações anteriores, que apontavam nosso satélite natural com uma idade de 4,425 bilhões de anos, o astro que nos orbita tem, na verdade, 4,46 bilhões de anos.
De acordo com o principal autor do estudo, Philipp Heck, do Field Museum de Chicago nos EUA, “Esses cristais são os sólidos mais antigos conhecidos que se formaram após o impacto gigante. E porque sabemos a idade desses cristais, eles servem como uma âncora para a cronologia lunar”, explicou ele em um release.
O grande impacto ao qual Heck se refere ocorreu há mais de 4 bilhões de anos, em uma época em que o Sistema Solar era jovem e a Terra estava em fase de crescimento. Entre os frequentes impactos de objetos espaciais com o nosso planeta, um deles envolveu um hipotético corpo celeste conhecido como Theia, um protoplaneta do tamanho de Marte que, ao colidir com a Terra, deu origem à Lua.
Fonte: TecMundo