O Programa de Estímulo ao Desenvolvimento Industrial (PROEDI), do Governo do Estado favorece a ampliação de mais uma indústria no Rio Grande do Norte. Nesta terça-feira (08) a Nova Foods (dona das marcas Loucos Por Coxinha e Padaria do Bem) inaugurou sua nova sede no distrito industrial de Macaíba. A empresa, que funcionava no bairro do Alecrim, em Natal, foi a que licenciou o maior número de franqueados em todo o Brasil em 2024 e está presente em 48 cidades de 12 estados.
A Nova Foods recebeu do governo do estado do Rio Grande do Norte, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, as instalações da antiga MultDia que fabricava os produtos Nutriday, estavam desativadas desde 2015. A área com as edificações foi liberada após entendimentos com o administrador da massa falida e com o Tribunal de Justiça do RN.
“Hoje consolidamos uma história de ousadia e determinação, de luta, e, como governadora, fico feliz pelo estado estar cumprindo o seu papel. Estado que tem uma gestão parceira da iniciativa privada, que dialoga pensando nos interesses do povo do RN para gerar emprego e melhorar a qualidade de vida. Temos um case de sucesso que gera empregos e dá autonomia às pessoas. Empreendimento como este mostra que estamos no caminho certo”, afirmou Fátima Bezerra no ato de inauguração.
Para o secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado (SEDEC), Sílvio Torquato, “esse é um momento histórico para o RN, pois a MultDia, após todas as fases na justiça, decretou falência há dez anos. A Nova Foods agora assume como depositária da massa falida para gerar trabalho e desenvolver o nosso Estado”.
Proprietário da Nova Foods, empresário Pablo Faria, disse que “com o apoio do Governo do Estado estamos saindo do Alecrim e nos instalando aqui onde vamos gerar 500 empregos nos próximos anos. Operamos com 190 colaboradores nesta unidade de Macaíba que tem área de 60 mil metros quadrados, oferecendo condições para crescermos mais e ampliar a produção diária que hoje é de 2,5 milhões de coxinhas”.
O secretário da Fazenda Carlos Eduardo Xavier reforçou a importância do Proedi: “O antigo Proadi não era mais competitivo e as empresas estavam deixando o RN. Atualizamos o programa e instituímos o Proedi, sempre dialogando com os empresários. Foi um acerto e saímos de 97 empresas beneficiadas em 2019 para 304 hoje. Até a Guararapes encerrou suas operações no Ceará e ampliou no RN criando 1500 novos empregos”, destacou.
Pablo Faria destacou a importância do Proedi que concede descontos no ICMS para empresas que se instalam ou desejam ampliar sua atuação. “Sem o Proedi não teríamos condições de adquirir equipamentos e crescer. Hoje temos 107 lojas em todo o Nordeste e vamos abrir uma em Curitiba e dez em São Paulo. Somos uma marca potiguar que cresce com apoio do Governo do Estado e da sociedade. Compramos 92% dos nossos insumos no RN. Só compramos fora o que não tem aqui. Este momento é um marco, avançamos muito no governo da professora Fátima Bezerra, que é um governo aberto aos empreendedores”, pontuou.
GÁS
Aproveitando a solenidade, o Governo do Estado assinou acordo de compromisso para viabilização do fornecimento de gás canalizado para a APFORM – Indústria e Comércio de Móveis, também instalada no Distrito Industrial de Macaíba, que fabrica móveis escolares. Com o acordo a POTIGÁS promoverá os investimentos em infraestrutura – gasoduto e estação de redução de pressão e de medição – necessários para que o empreendimento seja atendido pelo Gás Natural trazendo mais segurança, atratividade e competitividade para a APFORM.
Hoje, 17 empresas são beneficiadas pelo RN + Gás. Dessas 15, 11 estão no Proedi. O Governo do Estado disponibiliza o Programa RN Mais Gás que tem por objetivo incentivar a industrialização do Estado, assegurando o fornecimento de gás natural a preço subsidiado às empresas consideradas prioritárias ao desenvolvimento do estado.