Com a criação dos dólares “Coldplay”, para auxiliar os produtores de espetáculos, oferecendo a eles um dólar mais acessível para a contratação de artistas e de shows na Argentina, o dólar Qatar, que na verdade se aplica a qualquer compra no exterior com cartões de crédito, acrescidas de mais dois impostos (que podem chegar a 75% do valor da compra), a Argentina agora possui 15 tipos de cotações oficiais.
O dólar “Coldplay” permitirá que produtores possam contratar espetáculos estrangeiros por um dólar cotado a 200 pesos, ou seja, sem recorrer ao paralelo. O acesso ao dólar em sua cotação oficial (149 pesos) só é permitido para importação de bens de capitais e de compra de maquinárias e de insumos para a indústria.
Desde 2018, essas restrições para a compra de dólar ficaram ainda mais duras, devido a baixa reserva da moeda estrangeira no país. A compra de dólar ao valor oficial está praticamente proibida a particulares, que só podem comprar US$ 200 para fins de poupança, por mês. Se precisam de mais, devem recorrer ao mercado “blue”, no qual a moeda norte-americana vale quase 285 pesos –em alguns locais clandestinos de venda, já chega a 300 pesos.
Fonte: Folha de S. Paulo