A principal fonte de dados relacionados aos números da covid-19 no Rio Grande do Norte, que faz parte da estratégia estadual de enfrentamento à pandemia até os dias atuais, torna-se mais usual para os cidadãos potiguares, já habituados em acessar esse conteúdo. Denominada Coronavírus RN, a ferramenta foi desenvolvida por uma equipe transdisciplinar de pesquisadores do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN) e permaneceu no mesmo formato ao longo dos dois primeiros anos da pandemia.
Com essa ferramenta, qualquer pessoa, com um aparelho móvel conectado à internet consegue acessar novas informações diariamente sobre a covid-19 no estado. Anteriormente, o sistema somava cerca de 140 indicadores de dados da pandemia, como recortes por cada região do estado ou municípios de referência, além de aspectos relacionados à taxa de isolamento social.
Para desenvolver uma nova versão do sistema, os pesquisadores retiraram dados que se tornaram obsoletos e também conforme novos formatos de lidar com a situação foram surgindo. As atualizações seguem as necessidades impostas pelo momento da pandemia e fazem parte da estratégia de enfrentamento à doença, que é executada pela Secretaria de Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap) em parceria com o LAIS/UFRN.
De acordo com Rodrigo Silva, pesquisador do Laboratório e um dos desenvolvedores do sistema, na versão atualizada o usuário poderá interagir de maneira dinâmica com todos os gráficos disponíveis por meio de recursos como zoom, recorte e filtragem. “A plataforma está mais leve e dinâmica. Nesta versão, os indicadores serão mais específicos, trazendo taxas de transmissibilidade da doença e análises regionais por cidade de referência,” esclareceu.