Comissão monitora casos de covid-19 na comunidade acadêmica da UFRN

A atenção e o cuidado com a saúde dos servidores e alunos sempre foi uma constante na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Com o início da pandemia e afastamento das atividades presenciais, a Instituição passou a oferecer atendimento para os servidores, alunos ou terceirizados em atividades presenciais por meio da Comissão de Monitoramento COVID – UFRN. O atendimento ocorre exclusivamente via telefone. Todos que apresentarem sintomas da infecção pela covid devem procurar o teleatendimento através do número (84) 9 9474 6679, seja por ligação ou WhatsApp. Os servidores, alunos e terceirizados são acolhidos pela equipe de enfermeiros e médicos, passando por consulta inicial quando são verificadas as suas necessidades e dadas orientações permanentes. Aqueles que apresentem critérios clínicos para indicação do RT-PCR para covid-19 (SWAB) terão o seu exame colhido na Diretoria de Qualidade de Vida, Saúde e Segurança no Trabalho (DAS), vinculada à Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progesp). 

Segundo a enfermeira Isadora Costa Andriola, coordenadora da Comissão de Monitoramento da covid-19 no Campus Central da UFRN, as pessoas que procuram atendimento são acompanhadas, também através do teleatendimento, ao longo do curso do seu adoecimento até o momento de sua melhora. “A depender do que seja pactuado entre médico e paciente, o acompanhamento pode incluir tratamento medicamentoso e solicitação de exames complementares. Os servidores que necessitem de acompanhamento psicossocial também receberão o acompanhamento dessa equipe através da teleconsulta”, relata. De acordo com o setor de Perícia da DAS, 377 servidores se afastaram para tratamento da própria saúde por suspeita ou por infecção pela covid-19 no ano de 2020 na UFRN. Na contagem incluíram-se todos os servidores que apresentaram atestado com código da Classificação Internacional de Doenças (CID-10) com infecções de vias aéreas, incluindo-se o código que trata especificamente da infecção pelo coronavírus, que pudessem ser consideradas suspeitas para o novo coronavírus. Foram considerados, portanto, os seguintes códigos da CID-10: B34 e B34.2, J00 e J06. 

O acompanhamento dos servidores, estudantes e terceirizados teve início em maio de 2020. Em julho, por meio da Instrução Normativa 07/2020 da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progesp), foi instituída a criação de Comissões de Monitoramento no Campus Central, em Currais Novos e Caicó e na Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (Facisa), que teve como objetivo implementar protocolo de teleatendimento multiprofissional para a comunidade universitária.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial