O Comitê de Acervo Digital da UFRN está realizando o levantamento do material que deve compor um arquivo virtual de documentos acadêmicos da instituição de ensino. As Pró-Reitorias têm até 8 de julho para enviar informações, já as secretarias de curso de graduação e pós-graduação entrarão na próxima etapa do diagnóstico.
Os documentos relativos ao ensino, pesquisa, extensão e assistência estudantil farão parte do Acervo Digital Acadêmico da UFRN. A professora Adrianne Andrade faz parte do Comitê e explicou que a digitalização desse material visa cumprir as Portarias 315/2018 e 332/2020 do Ministério da Educação (MEC), as quais orientam que ocorra a ocorra a digitalização, por meio de métodos que garantam a integridade e a autenticidade de todas as informações.
Ainda segundo a professora Adrianne, as unidades acadêmicas farão a digitalização dos documentos, visto que são as detentoras dos materiais. Nessa perspectiva, o Comitê de Acervo Digital da UFRN oferecerá as instruções necessárias para que as digitalizações ocorram conforme as exigências legais.
Comitê de Acervo Digital
O trabalho do Comitê teve início com um diagnóstico para conhecer o acervo acadêmico. Atualmente, está na fase do levantamento, na qual as unidades devem listar os documentos ou processos que farão parte do acervo. O grupo tem ainda como atribuição elaborar normativas internas sobre a manutenção e guarda do acervo, por exemplo, além de criar um plano emergencial de conversão dos materiais para o virtual, visto que as instituições de ensino superior têm até abril de 2022 para implantar o Acervo Digital.