O Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente – Idema, por meio da Subcoordenadoria de Planejamento e Educação Ambiental (SPEA) fomenta a criação de Comitês Municipais de Educação Ambiental (CMEAs). A iniciativa faz parte do Programa Escolas Sustentáveis, como uma forma de alavancar a educação ambiental, no âmbito do Rio Grande do Norte.
Os principais objetivos do CMEA são apoiar a formação dos Comitês Escolares de Educação Ambiental, o planejamento, implantação e avaliação da Agenda Escolar de Educação Ambiental, visando o fortalecimento ou criação de Políticas Públicas de Educação Ambiental nos municípios.
Atualmente, o Rio Grande do Norte conta com 145 municípios mobilizados, 58 CMEAs formados e nove em formação para o referido programa.
“O intuito é formar um pluralismo de ideias, concepções pedagógicas e abordagem articulada das questões ambientais locais e regionais. O fortalecimento da educação ambiental possibilita o diálogo entre os diversos setores da sociedade e aglutinar esforços, viabilizando uma gestão participativa nas decisões e na implantação da Política de Educação Ambiental do Estado. Enquanto sociedade, nós não conseguiremos avançar se não avançarmos na educação”, frisou Iracy Wanderley.
A Prefeitura Municipal de São Paulo do Potengi, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Secretaria Municipal de Educação, formalizou o Comitê Municipal e Escolar de Educação Ambiental no município junto ao Idema. De acordo com a Subcoordenadora de Educação Ambiental, Geysiane Lima, a ação conjunta foi de fundamental importância para inserir a Educação Ambiental na escola ao ponto de ser transformada em sinônimo de cidadania e responsabilidade ambiental, caracterizando uma nova consciência para todos.
“O uso efetivo da educação ambiental no município de São Paulo do Potengi começou a ser aplicado na comunidade escolar. Inicialmente, dividimos as ações por etapas: a primeira etapa foi a formação do Comitê Municipal e Escolar de Educação Ambiental junto ao Idema; a segunda etapa foi realizada diagnostico de 11 escolas do município, com intuito de conhecer a realidade das mesmas, e assim, iniciamos as ações de educação ambiental; a terceira etapa, está sendo a implantação de Viveiros Educadores e as demais etapas estão listadas na cartilha de Educação Ambiental e Sustentabilidade na Escola da Secretaria de Meio Ambiente da cidade. Contudo, a educação pode cumprir a tarefa de garantir a todas as pessoas o direito de desfrutar de um ambiente saudável”, reforçou a gestora municipal de São Paulo do Potengi.
Para a coordenadora do CMEA de Mossoró, Raphaela Conceição de Almeida, atuar com foco na promoção de ações voltadas para a mudança de pensamento da população, da responsabilidade individual e coletiva, são fatores fundamentais para o desenvolvimento das atividades.
“Para mim tem sido muito desafiador e gratificante fazer parte do CMEA, desafiador no sentido de incentivar e manter UEIS e Escolas engajadas nessa pauta, e gratificante no sentido de sentir-se parte de algo que venha enriquecer nossa prática enquanto profissionais da Educação. Essa iniciativa tem contribuído significativamente para o município de Mossoró, pois as questões ambientais, pouco a pouco fazem parte do cotidiano dos nossos alunos, despertando interesse em exercer práticas que beneficiam todos ao redor”, relatou.
“Por meio de processos educativos democráticos e participativos, a SPEA/Idema realiza a educação ambiental com foco na formação e informação dos sujeitos, com processos de aprendizagem que aproximem os diversos saberes, de forma transversal e contínua, na busca de potencializar a ação individual e coletiva, criando oportunidades para a participação social com vistas à promoção do engajamento social e na execução da educação ambiental como Política Pública”, finalizou a subcoordenadora da Spea/Idema, Iracy Wanderley Filha.
O Idema orienta os municípios que ainda não aderiram à Formação dos Comitês, que entrem em contato com o órgão para dialogar, propor e articular ações na temática. E-mail: eaidemarn@gmail.com
CIEA
No Estado do Rio Grande do Norte a Educação Ambiental é um instrumento da Política Estadual de Meio Ambiente, conforme as disposições constantes do Capítulo IV, da seção II, dos Arts. 15 e 16, da Lei Complementar nº 272/2004. Nesse sentido, o Estado criou sua CIEA, por meio do Decreto nº 30.463, de 06 de abril de 2021, que dispõe sobre a CIEA/RN e dá outras providências.
Ocorreram nos últimos dias as inscrições para a eleição dos representantes de organizações da sociedade civil, envolvendo: organizações ambientalistas, instituição de ensino superior privada, Povos e Comunidades Tradicionais e representação estudantil que irão compor a Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental do Rio Grande do Norte (CIEA-RN).
A CIEA-RN foi instituída com a finalidade de promover a discussão, gestão, coordenação, acompanhamento e avaliação bem como a implementação das atividades de educação ambiental no Estado e será vinculada à SEMARH com o apoio da Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer (SEEC).
Concluída a composição dos órgãos do Poder Executivo Estadual, das entidades empresariais e de instituições de ensino superior CIEA/RN, será iniciada a composição de organizações da sociedade civil, de acordo com o art. 3º do Decreto de criação da CIEA, essa parte da composição será convocada por Edital.