Entre os dias 6 e 14 de setembro, a comitiva do Seridó Geoparque Mundial da Unesco participou da 10ª Conferência Internacional de Geoparques Mundiais da UNESCO e de ações vinculadas à divulgação e à promoção do Geoparque em Marrocos e em Portugal. O projeto foi representado pelo professor Marcos Nascimento do Departamento de Geologia (DG) e pelos egressos da UFRN que atuam no Geoparque, Janaína Medeiros, Matheus Silva e Silas Costa.
De 6 a 9 de setembro, o grupo esteve em Marrakech (Marrocos), local onde foi realizada a conferência. Atualmente são 195 Geoparques Mundiais da UNESCO em 48 Países. No evento, a equipe apresentou trabalhos científicos e participou de reuniões com representantes de Geoparques do mundo. Também participaram da conferência a diretora da Unesco no Brasil, Marlova Noleto; e o embaixador do Brasil em Marrocos, Alexandre Parola. Além disso, foram divulgados produtos e materiais do Geoparque na Exposição Internacional de Geoparques.
Na semana seguinte, a comitiva aproveitou para visitar três Geoparques em terras portuguesas, com a finalidade de obter novas experiências e materiais dos locais visitados, bem como de divulgar o território do Seridó. Nos dias 11 e 12 de setembro, a equipe esteve no Arouca Geoparque Mundial da Unesco.
O professor Marcos Nascimento conta que o grupo visitou inúmeros espaços do Arouca Geoparque. “Nós vimos a sala de exposição, o mercado Arouca Agrícola, o Centro de Interpretação Geológica de Canelas e Museu das Trilobitas, a Casa das Pedras Parideiras, os equipamentos turísticos Passadiços do Paiva e Ponte 516 Arouca. Vimos, também, a Serra da Freita, além de alguns geossítios, como Icnofósseis de Cabanas Longas, Pedras Parideiras, Campo de Dobras da Castanheira, Pedras Boroas, Frecha da Mizarela e Contato Litológico da Mizarela”, relata.
Já na manhã do dia 13 de setembro, o grupo foi à região da Serra da Estrela, onde está o território do Estrela Geoparque Mundial da Unesco. “Lá, foram vistos vários geossítios, com destaque para Lagoa Comprida, Planalto da Torre, Cântaro Magro, Miradouro do Covão de Manteigas e Vale Glaciar do Zêzere. Também, notamos a infraestrutura turística que fica no topo da serra, com vários produtos gastronômicos, como queijos, embutidos e doces”, conta Marcos.

Na tarde do dia 13 e 14 de setembro, a comitiva visitou atrativos do Naturtejo Geoparque Mundiais da Unesco. “Nessa visita, nós destacamos a Rota dos Fósseis e a Casa dos Fósseis, a Rota dos Barrocais e a Aldeia Histórica de Monsanto, o Miradouro da Falha do Ponsul, o Parque do Barrocal e o Monumento Natural das Portas de Ródão, incluindo a Estação Arqueológica da Foz do Enxarrique. Por fim, visitamos algumas empresas parceiras”, relembra.