Como a Rússia está usando a comida como arma de guerra; Segundo estimativas da ONU, o conflito em solo ucraniano pode levar mais de 40 milhões de pessoas à fome

A guerra entre Rússia e Ucrânia pode levar até 49 milhões de pessoas à fome ou a condições semelhantes por causa de seu impacto devastador na oferta e nos preços globais de alimentos, informou a Organização das Nações Unidas (ONU), no último grave alerta sobre a insegurança alimentar mundial. Com seu solo fértil e extensas terras agrícolas, a Ucrânia tem sido descrita como um dos celeiros do mundo. Mas o ataque da Rússia colocou uma enorme pressão sobre a produção e as exportações de alimentos do país. Os efeitos estão sendo sentidos em todo o mundo.

O bloqueio russo aos portos ucranianos já elevou os preços globais dos alimentos e ameaça causar uma catastrófica escassez de alimentos em partes do mundo, disse a ONU. “Para as pessoas ao redor do mundo, a guerra, juntamente com outras crises, ameaça desencadear uma onda sem precedentes de fome e miséria, deixando um caos social e econômico em seu rastro”, disse o secretário-geral da Organização, António Guterres, na quarta-feira (8).