Nesta quarta-feira (2), os habitantes de partes das regiões sudeste, centro-oeste e em toda a região sul terão a oportunidade de observar um raro evento celeste: um eclipse solar anular. Popularmente conhecido como “anel de fogo”, esse fenômeno ocorre quando a Lua se posiciona entre a Terra e o Sol, mas com um diâmetro aparente menor que o do Sol.
Observado pela última vez em outubro do ano passado, este eclipse poderá ser visto em uma estreita faixa que atravessa os oceanos Pacífico e Atlântico, além do extremo sul da América do Sul, como o Chile e a Argentina. Os municípios do extremo sul do Rio Grande do Sul terão a visão mais privilegiada do Brasil, com uma área eclipsada ainda maior.
De acordo com o Observatório Nacional (ON), para conseguir uma melhor visualização do fenômeno é fundamental escolher um local com vista desobstruída para o oeste, já que o eclipse ocorrerá próximo ao pôr do sol. No Rio de Janeiro, o evento começará às 17h01, atingirá seu pico às 17h42, e o Sol irá se pôr às 17h52.

Fonte: Revista Galileu