O Núcleo Permanente de Concursos (Comperve) divulga processo seletivo para Bacharelado e Licenciatura em Música. Serão 40 vagas destinadas à Licenciatura. Já o Bacharelado, são 46 vagas, com ênfase em Música de Concerto, Música Brasileira Popular, Canto e Composição. As inscrições começam no dia 10 de janeiro e vão até o dia 6 de fevereiro.
A seleção dos candidatos será realizada por meio de duas etapas: a primeira será o Teste de Habilidade Específica (THE), de caráter eliminatório, e, na segunda fase, os candidatos serão classificados por meio das notas obtidas nas edições de 2020 ou 2021 do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).
Para se inscrever, o candidato deverá acessar o site da Comperve, no qual estão localizados o edital e o formulário de inscrição. O formulário de inscrição deverá ser preenchido de acordo com as instruções constantes nele. É necessário imprimir o comprovante de inscrição e anexar a cópia do documento de identificação em formato PDF ao formulário.
Além disso, também é necessário gravar um vídeo, referente ao THE, e disponibilizar o link no momento da inscrição. Para a Licenciatura, o candidato deverá enviar seu vídeo com uma música de livre escolha que o candidato cantará acompanhado ao piano, violão ou outro instrumento harmônico; uma peça de caráter instrumental de livre escolha, tocada em um instrumento à escolha do candidato (exceto voz); e um solfejo escolhido previamente e disponível no sítio da Comperve. Este solfejo será diatônico, em graus conjuntos e disjuntos, com saltos para tônica e dominante e ritmos simples. Além disso, o vídeo deve constar de uma leitura rítmica a duas partes (voz e mãos em execução simultânea), escolhida previamente e divulgada no sítio da Comperve; e uma declaração pessoal à câmera, demonstrando domínio crítico consciente acerca do perfil do licenciado em Música. Nessa declaração, o candidato deverá apresentar os principais motivos pelos quais deseja se tornar professor de música. Essa declaração deverá ter o tempo aproximado de um minuto.
Já para o Bacharelado, o processo seletivo dependerá da ênfase escolhida pelo candidato. Para a Ênfase em Composição, a seleção ocorrerá em duas etapas: a primeira avaliará uma composição de estilo à escolha do candidato sobre o tema estabelecido no anexo IV do edital, devendo o candidato anexar uma cópia da partitura e arquivo sonoro da composição (formatos mid, mp3 ou wav) no formulário de inscrição; e a segunda analisará o vídeo com uma composição de autoria do candidato, no qual ele participe como solista ou camerista, devendo ser anexada a cópia da partitura em PDF no formulário de inscrição. Já para a Ênfase em Canto, a etapa consistirá na execução de uma peça de confronto estabelecida no conteúdo programático constante no anexo IV do edital e de uma peça de livre escolha do candidato.
Para Música de Concerto, será necessária a execução de peça de confronto estabelecida no conteúdo programático constante no anexo IV e de uma peça de livre escolha do candidato. Para a Ênfase em Música Brasileira Popular, a seleção também ocorrerá mediante a execução de peça de confronto e peça de livre escolha, conforme estabelecido no anexo IV do edital.
Para saber mais, acesse os editais do processo seletivo do Bacharelado e da Licenciatura.
Número de vagas
Licenciatura: 40 vagas
Bacharelado – Canto: 3 vagas
Bacharelado – Composição: 3 vagas
Bacharelado – Música de Concerto:
Clarinete: 2 vagas
Contrabaixo acústico: 1 vaga
Fagote: 1 vaga
Flauta transversal: 1 vaga
Oboé: 1 vaga
Percussão: 2 vagas
Piano: 5 vagas
Saxofone: 1 vaga
Trompa: 2 vagas
Trompete: 1 vaga
Trombone: 1 vaga
Tuba: 1 vaga
Eufônio: 1 vaga
Violão: 2 vagas
Viola: 2 vagas
Violino: 3 vagas
Violoncelo: 2 vagas
Bacharelado – Música Brasileira Popular:
Bateria: 1 vaga
Canto Popular: 2 vagas
Baixo Acústico Popular: 1 vaga
Piano Popular: 1 vaga
Saxofone: 1 vaga
Trompa: 1 vaga
Trombone: 1 vaga
Trompete: 1 vaga
Violão: 1 vaga