Concerto Giramundo emociona público na Escola de Música da UFRN em noite de celebração

Na noite de sexta-feira (28), o Auditório da Escola de Música da UFRN foi palco de um evento inesquecível: o Concerto Giramundo. A apresentação reuniu jovens músicos da renomada Academia Sibelius, da Finlândia, e contou com a participação especial de alunos de projetos sociais do Rio Grande do Norte, como Conexão Felipe Camarão, Tocando a Vida com D’Amore e Ilha de Música.

O concerto fez parte das comemorações pelos 10 anos de intercâmbio entre a Academia Sibelius e a UFRN, uma parceria que tem proporcionado ricas trocas culturais e musicais entre jovens talentos de diferentes países. Os nove alunos que estão em Natal, são Itália, Tanzânia, Peru, Bangladesh, Suíça, Colômbia e Finlândia. O tema da noite, “O sonho”, refletiu o desejo e a inspiração de crianças e jovens embalados pela magia da música.

Com um repertório emocionante e interpretações envolventes, o evento cativou o público presente, proporcionando momentos de pura harmonia e encanto. A apresentação foi construída com apenas três dias de ensaio e uma técnica trazida pelos alunos da Academia Sibelius. O encerramento foi marcado por muitos aplausos e uma atmosfera de celebração, evidenciando o poder transformador da música na vida de tantos jovens.

“Foi uma troca de conhecimento com a Academia Sibelius. Através da vinda desses jovens músicos, com detalhes interessantes e uma riqueza de talentos que juntamos aqui no palco, nesta noite memorável, merecia essa celebração. Isso tudo está acontecendo a partir de um sonho, que teve início em 2017, quando a gente teve a oportunidade de sediar do Glomus (Festival de música que reúne artistas de vários países do mundo) aqui na UFRN, em Natal. Um evento tão grande, reunindo 29 nacionalidades de músicos. O que realizamos hoje nesse Concerto Especial é um reflexo daquilo que sonhamos na época. A Escola de Música da UFRN tem muita sorte. Às vezes a gente não tem que justificar para as nossas reitorias como a música é importante e como a arte pode impactar a sociedade. Isso faz parte da UFRN”, comemora o vice-diretor da Escola de Música da UFRN, Fábio Presgrave.

O Concerto Mundo reafirmou a importância da música como instrumento de intercâmbio cultural e inclusão social, deixando uma marca inesquecível em todos os presentes.