De acordo com uma sondagem divulgada nesta segunda-feira (10) pelo think tank americano Pew Research Center, a percepção global sobre a Rússia e o seu presidente, Vladimir Putin, é a pior de todos os tempos. O levantamento, realizado em 24 nações, descobriu que, em média, 82% dos entrevistados dizem ter pouca ou nenhuma confiança no líder russo para “fazer a coisa certa em relação aos assuntos mundiais”. A confiança em Putin atingiu uma baixa recorde em nove países, incluindo na Alemanha, onde caiu de 14% em 2022 para 8% em 2023.
No Brasil, a confiança no presidente russo caiu de 17% para 12% entre 2019, ano da última pesquisa anterior, e 2023. Já o nível de desconfiança subiu 16 pontos percentuais, indo de 61% para 77%. No entanto, a confiança em Putin atingiu recordes na Índia e na Indonésia. A parcela de indianos que expressam confiança no presidente russo aumentou 17 pontos percentuais desde que o Pew Research Center fez a pesquisa pela primeira vez, em 2019. Na Indonésia, a confiança no russo aumentou 7 pontos, de 36% em 2019 para 43% em 2023.
Depois que a Rússia invadiu a Ucrânia, os níveis de confiança em Putin atingiram baixas recordes em quase todos os países pesquisados, principalmente na Alemanha, Israel e Espanha. O Pew Research Center também entrevistou pessoas sobre a opinião em relação ao presidente ucraniano, Volodimir Zelenski, sobre a Otan e sobre alguns dos líderes da aliança.
Fonte: DW Brasil