A reunião entre os ministros do Exterior da Rússia, Sergei Lavrov, e da Ucrânia, Dmytro Kuleba, para negociar um cessar-fogo e outras questões humanitárias terminou nesta quinta-feira (10/03) sem avanços. Mediado pela Turquia, esse foi o primeiro encontro de alto escalão desde o início da ofensiva russa em 24 de fevereiro.
“Conversamos sobre um cessar-fogo de 24 horas, mas não houve progressos”, lamentou Kuleba a jornalistas após o encontro com Lavrov em Antália.”Parece que há outros tomadores de decisão para essa questão na Rússia”, ressaltou em referência ao Kremlin.
O ministro ucraniano disse ainda que desejava sair do encontro com um acordo sobre um corredor humanitário para a retirada de civis da cidade portuária de Mariupol, que está sitiada por tropas russas, mas, segundo ele, Lavrov não estaria em condições de aprovar determinado pacto, mas se comprometeu a levar a questão ao Kremlin.
O ministro ucraniano afirmou que a reunião foi difícil e acusou Lavrov de apresentar “narrativas tradicionais” sobre a Ucrânia durante a conversa. Ele destacou ainda que seu país não irá se render.
“Estamos prontos para a diplomacia, buscamos decisões diplomáticas, mas enquanto elas não ocorrerem, continuaremos nos sacrificando com dedicação para defender nossas terras e nosso povo da agressão russa”, destacou Kuleba, que afirmou também estar pronto para uma nova rodada de negociações com Lavrov.