Congresso dos EUA aprova proteção ao casamento gay

Depois de ter sido aprovado no Senado na semana passada, um projeto de lei bipartidário que protege em nível federal casamentos independentemente de “sexo, raça, etnia ou nacionalidade” recebeu votação favorável também na Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, nesta quinta-feira (08/12) – um passo gigantesco, segundo defensores da proposta, na busca por direitos iguais na sociedade americana.

O projeto de lei, enviado imediatamente após a votação à Casa Branca e que deve ser sancionado pelo presidente Joe Biden, exige que todos os estados americanos reconheçam os casamentos, o que configura um alívio para centenas de milhares de casais cujo matrimônio era reconhecido desde 2015 pela Suprema Corte, mas que poderia ser anulado devido à atual composição da casa, com ministros de perfil muito mais conservador.

A chamada Lei de Respeito ao Casamento foi aprovada por 258 votos a favor e 169 contra. Todos os deputados democratas votaram a favor e tiveram o apoio de 39 republicanos. Os 169 votos contra foram de parlamentares republicanos.

No Senado, de maioria democrata, no dia 29 de novembro, o projeto havia sido aprovado com 61 votos a favor, incluindo os de 12 republicanos, e 36 contra, após meses de negociações.