Conheça as duas missões que tentarão comunicação extraterrestre até 2023

Se uma pessoa está perdida no deserto, ela tem duas opções. Ela pode procurar por civilização, ou pode se tornar fácil de localizar acendendo uma fogueira ou escrevendo “AJUDA” em letras grandes. Para os cientistas interessados ​​na questão da existência de alienígenas inteligentes, as opções são praticamente as mesmas.

Por mais de 70 anos, os astrônomos têm escaneado sinais de rádio ou ópticos de outras civilizações em busca de inteligência extraterrestre, chamada [na sigla em inglês] SETI. A maioria dos cientistas está confiante de que existe vida em muitos dos 300 milhões de mundos potencialmente habitáveis ​​na Via Láctea. Os astrônomos também acham que há uma boa chance de algumas formas de vida terem desenvolvido inteligência e tecnologia. Mas nenhum sinal de outra civilização foi detectado, um mistério que é chamado de “O Grande Silêncio”.

Embora o SETI seja parte da ciência convencional, o METI, ou inteligência extraterrestre de mensagens, tem sido menos comum.

Sou um professor de astronomia que escreveu extensivamente sobre a busca por vida no Universo. Também sirvo no conselho consultivo de uma organização de pesquisa sem fins lucrativos que está projetando mensagens para enviar a civilizações extraterrestres.

Nos próximos meses, duas equipes de astrônomos enviarão mensagens ao espaço na tentativa de se comunicar com qualquer alienígena inteligente que possa estar ouvindo. Esses esforços são como construir uma grande fogueira na floresta e esperar que alguém A encontre. Mas algumas pessoas questionam se é sábio fazer isso.

A história do METI

As primeiras tentativas de contato com a vida fora da Terra eram mensagens quixotescas em uma garrafa. Em 1972, a Nasa lançou a espaçonave Pioneer 10 em direção a Júpiter carregando uma placa com um desenho de linha de um homem e uma mulher e símbolos para mostrar a origem da nave. Em 1977, a Nasa seguiu com o famoso Golden Record anexado à espaçonave Voyager 1.

Essas espaçonaves – assim como suas gêmeas, Pioneer 11 e Voyager 2 – já deixaram o Sistema Solar. Mas na imensidão do espaço, as chances de que esses ou quaisquer outros objetos físicos sejam encontrados são fantasticamente minúsculas.

A radiação eletromagnética é um farol muito mais eficaz.

Os astrônomos transmitiram a primeira mensagem de rádio projetada para ouvidos alienígenas do Observatório de Arecibo em Porto Rico em 1974. A série de 1s e 0s foi projetada para transmitir informações simples sobre a humanidade e a biologia e foi enviada para o aglomerado globular M13. Como M13 está a 25 mil anos-luz de distância, você não deve prender a respiração por uma resposta.

Fonte: Revista Galileu