O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Norte emitiu nesta quinta-feira (14) uma nota de apoio à vacinação contra a Covid-19. De acordo com o Conselho, a divulgação do posicionamento em relação à questão é muito importante para os mais de 38 mil profissionais de enfermagem do RN e para a população em geral.
“O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Norte (Coren-RN), considerando os benefícios que os programas de vacinação já demonstraram ao longo dos anos, protegendo milhares de pessoas contra graves enfermidades, assim como o protagonismo da enfermagem nesses programas, vem a público manifestar o seu apoio irrestrito à vacinação em massa contra a Covid-19.
Reconhecemos a importância da ciência para a cura, prevenção e controle de doenças, principalmente, nesse momento de enfrentamento da Covid-19, que já vitimou mais de 200 mil pessoas no Brasil, sendo 500 profissionais de enfermagem – infectados no exercício de seu trabalho no combate à pandemia. Entendemos que a vacinação em massa da população é necessária e urgente. Acreditamos, sobretudo, no empenho e capacidade dos profissionais, das instituições de pesquisa e órgãos reguladores do Brasil em disponibilizar uma vacina segura e eficaz para todos.
A Enfermagem Brasileira, que é referência mundial em vacinação, neste momento que se prepara para iniciar a vacinação contra a Covid-19, exige dos governantes e gestores a garantia do fornecimento de Equipamentos de Proteção Individuais (EPIs) de qualidade e em quantidade suficiente, assim como a oferta de insumos básicos como álcool 70°, água e sabão, para higienização das mãos, bem como protocolos sanitários que garantam a segurança dos profissionais de enfermagem e de todos os trabalhadores em saúde que terão esse desafio a enfrentar.
Portanto, o Coren-RN reitera seu apoio a vacinação em massa contra a Covid-19 e o seu compromisso de acompanhar a campanha em todo o Estado, fiscalizando e cobrando as condições de segurança necessárias aos profissionais no desempenho de suas atividades, como também uma assistência de qualidade a população. A chegada da vacina pode significar o fim dessa tragédia mundial, mas enquanto não se concretiza, é importante que a população mantenha os cuidados de prevenção, como uso de máscaras, álcool gel, higiene das mãos e a prática do distanciamento social.”