Consumo de carne vermelha aumenta risco de diabetes tipo 2, diz estudo

Comer mais do que uma porção de carne vermelha por semana pode aumentar o risco de desenvolver diabetes tipo 2, segundo novo estudo publicado no periódico The American Journal of Clinical Nutrition nesta quinta-feira (19). Quanto maior o consumo, maior será o risco, que pode ser reduzido a partir da substituição do alimento por fontes de proteína vegetal, como legumes e nozes ou laticínios.

Liderado por pesquisadores da Escola T.H. Chan de Saúde Pública da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, o estudo analisou dados de saúde de 216.695 pessoas do país. Suas dietas foram avaliadas a partir de questionários de frequência alimentar a cada dois ou quatro anos, por até 36 anos. Mais de 22 mil participantes desenvolveram diabetes tipo 2 durante o período.

A partir da análise, a pesquisa indica que cada porção diária adicional de carne vermelha processada foi associada a um risco 46% maior de desenvolver a doença, e de carne não processada, 24%. No geral, participantes que consumiram a maior quantidade de carne vermelha apresentaram um risco 62% maior de desenvolver diabetes tipo 2 em comparação àqueles que consumiram menos.

“Considerando nossas descobertas e trabalhos anteriores de outros autores, um limite de cerca de uma porção por semana de carne vermelha seria razoável para as pessoas que desejam otimizar sua saúde e bem-estar”, disse Walter Willett, professor de epidemiologia e nutrição, em comunicado.

Fonte: Revista GALILEU