Coordenadoria da Infância do TJRN lamenta morte da socióloga Tomázia Araújo, referência para a política socioeducativa no estado

A Coordenadoria da Infância e Juventude do Poder Judiciário do Rio Grande do Norte (CEIJ/RN), na pessoa do seu titular, juiz José Dantas de Paiva e demais integrantes da equipe do órgão, comunica e lamenta o falecimento da socióloga e pedagoga Tomázia Isabel Fernandes de Araújo, 56, ocorrido nesta terça-feira (15). A profissional ajudou a construir o Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente, em especial o Sistema de Atendimento Socioeducativo, no estado.

A socióloga era servidora da Fundação de Atendimento Socioeducativo do Rio Grande do Norte (Fundase), antiga Fundac, e foi uma das fundadoras do Movimento Nacional de Meninos e Meninas de Rua, do qual foi coordenadora no RN. Militante dos direitos humanos de crianças e adolescentes, educadora social, em sua carreira profissional atuou de forma marcante em todos os desafios aos quais se dedicou.

Teve na Pastoral da Juventude do Meio Popular sua base e formação no enfrentamento às injustiças sociais e presidiu o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente/RN. “Tinha compromisso com a causa. Colocava ‘uma pitada de amor’, em todas as ações que desenvolvia. Acreditava no potencial dos adolescentes, colocando-os, sempre, como protagonistas dos seus próprios projetos de vida”, resume o juiz José Dantas de Paiva sobre o desempenho e a capacidade da socióloga.