Coreia do Norte diz ter feito simulação de ataque atômico

A Coreia do Norte afirmou nesta quinta-feira (31) que disparou ao mar dois mísseis balísticos de curto alcance como parte de um “ensaio de ataque tático nuclear”. Os lançamentos, que foram anunciados em primeiro lugar pelos militares sul-coreanos, coincidem com exercícios militares conjuntos que Coreia do Sul e Estados Unidos realizam anualmente e que frequentemente irritam o regime de Pyongyang.

As Forças Armadas norte-coreanas disseram que os mísseis foram disparados na noite de quarta-feira “em um teste de ataque nuclear tático, simulando ataques de terra arrasada contra importantes centros de comando e campos de aviação operacionais” do outro lado da fronteira com a Coreia do Sul. “O teste pretende enviar uma mensagem clara aos inimigos”, alertaram os militares norte-coreanos, em comunicado publicado pela agência de notícias estatal KCNA.

O Estado-Maior Conjunto em Seul disse ter detectado dois mísseis balísticos de curto alcance lançados do norte no Mar do Leste, também conhecido como Mar do Japão, pouco antes da meia-noite de quarta para quinta-feira (horário local). Os projéteis voaram 360 quilômetros antes de atingir a água, segundo o comando do Exército sul-coreano. Ambos caíram perto da costa leste da península coreana e fora da zona econômica exclusiva do Japão, sublinhou o Ministério da Defesa japonês.

O Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul disse, em comunicado, que os lançamentos estão sendo analisados por autoridades militares sul-coreanas e americanas.

Fonte: DW Brasil