Corrida contra gás russo pode piorar a crise do clima

Os países que estão correndo para substituir a importação de fontes de energia da Rússia, como gás e petróleo, por qualquer alternativa de combustível fóssil podem acabar acelerando a “destruição mutuamente assegurada” do mundo por meio da mudança climática, advertiu o secretário-geral da ONU, António Guterres, nesta segunda-feira (21/03).

Para ele, a estratégia das principais potências de buscar todas as opções energéticas possíveis para acabar com a importação de combustíveis fósseis da Rússia devido à invasão da Ucrânia poderia liquidar as esperanças de manter o aquecimento global sob controle. Ele afirmou que o mundo estava “andando como um sonâmbulo para a catástrofe climática”.

“Os países poderiam ficar tão consumidos pela lacuna de curto prazo no fornecimento de combustível fóssil que negligenciariam ou colocariam de joelhos as políticas para reduzir o uso de combustíveis fósseis”, disse em um vídeo em evento em Londres organizado pela revista The Economist. “Isso é uma loucura. O vício em combustíveis fósseis é uma destruição mutuamente assegurada.”