Cosmonauta russo se torna a primeira pessoa a passar mil dias no espaço

Oleg Dmitrievitch Kononenko, cosmonauta de 59 anos, acaba de chegar, nesta quarta-feira (5), à marca de 1.000 dias no espaço. Ele é a primeira pessoa a conquistar o feito, que só foi possível após cinco viagens à Estação Espacial Internacional (EEI). Veterano nas missões espaciais, ele as realiza há mais de 15 anos, desde 2008. Inclusive, neste momento, o russo comemora o marco fora da Terra, orbitando na EEI.

Kononenko conquistou pela primeira vez o recorde de maior tempo acumulado no espaço em fevereiro deste ano, quando ultrapassou o total de 878 dias, 11 horas, 29 minutos e 48 segundos. Até aquele momento, o também russo Gennady Padalka era detentor do título, conquistado em 2015.

A viagem atual de Kononenko à Estação Internacional começou em 15 de setembro de 2023, quando foi lançado ao lado do astronauta da Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço dos Estados Unidos (NASA) Loral O’Hara e do compatriota Nikolai Chub. Se a missão terminar conforme programada, em 23 de setembro de 2024, ele terá passado um total de 1.110 dias no espaço.

Fonte: Revista Galileu

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial