Crianças autistas ficam sem atendimento no Plano de Saúde da HUMANA

Pais e familiares de crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) realizaram um protesto na manhã desta segunda-feira, 08, em frente ao prédio do Plano de Saúde Humana, localizado na Av. Prudente de Morais, bairro Tirol, zona leste de Natal. O Plano de Saúde fez mudanças sem comunicar nada aos responsáveis, e os pais alegam que foram pegos de surpresa com a decisão. A Humana suspendeu o atendimento nas clínicas credenciadas, e agora querem obrigar as crianças a serem atendidas na rede própria do plano, que não tem estrutura para receber os pacientes para acompanhamento e tratamento.

Em 2023, pais e familiares realizam um protesto na calçada do Midway Mall, em Natal. O ato reivindicou, naquela época (janeiro), atendimento digno nos planos de saúde para os autistas.

A discussão sobre a prevalência do autismo no Brasil tem sido um tema de longa data, especialmente considerando que as estimativas mais recentes apontam para a presença de 2 milhões de pessoas com autismo no país – número que deve ser atualizado pelo último Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que incluiu, pela primeira vez, o autismo em suas estatísticas. A intenção é mapear quantas pessoas têm o diagnóstico do transtorno, mas ainda não saberemos quantas podem tê-lo.