O professor doutor do departamento de Letras da UFRN, José Luiz Ferreira, é um dos entrevistados para o primeiro documentário que integra a série Cirandar, sobre a poesia potiguar. Entre outros entrevistados constam Vicente Serejo, jornalista e ex-professor do curso de Comunicação Social, da UFRN, assim como Cassiano Arruda. A mestra e historiadora Maiara Gonçalves, do curso de história da UFRN que lançou recentemente sua dissertação de mestrado em livro, também é uma das entrevistadas.
O documentário será lançado juntamente com uma revista e uma feira literária no dia 19 de novembro, das 17h às 22h, no espaço cultural e burgueria vegana Goodala, em Ponta Negra. Além de reunir 30 poetas para promover a venda de seus livros, será também um palco de encontros para o público encontrar os autores, trocar ideias, autografar livros e ouvir poesias. Anchella Monte e Clarissa Torres estarão entre os poetas a lançar livros: A Gotinha que não queria chover. Fora isso, a Cirandar homenageia nesta edição aquele que é considerado o primeiro poeta do nosso estado, o bardo Lourival Açucena, nascido em 1827, que é o tema deste primeiro documentário.
“Comemoramos os 195 anos de nascimento de nosso poeta inaugural, Lourival Açucena. Esta primeira edição do Cirandar é em homenagem a ele.” Explica Rita Machado, idealizadora do projeto que foi um dos selecionados do Edital 2022 de Economia Criativa, do Sebrae/RN.
Lourival Açucena nasceu em 1827, em Natal, nos tempos do império onde D. Pedro II ainda estava no trono. Acompanhou a passagem do império para a república, as primeiras ruas calçadas, foi músico, ator, compositor e acima de tudo um boêmio do tempo em que as pessoas faziam serenatas nas ruas de barro na cidade. Casou-se três vezes e teve 32 filhos. Tudo isso poderá ser conferido tanto na revista como no documentário que será lançado durante a feira.
O evento que é gratuito conta ainda com apresentação musical de Luiz Gadelha, que além de desenvolver um excelente trabalho autoral também tem um trabalho em parcerias com poetas brasileiros.
Contatos:
Rita Machado – 9.9654.3504
Produção local – 9.9813.9467
Serviço:
Feira Literária Cirandar
Sábado, 19 de novembro de 2022
Das 17h às 22h
Espaço Goodala
Rua Arabaiana, 3100, Ponta Negra.
Gratuito.