CURIOSIDADE: Cova de médico romano é achada junto a instrumentos clínicos na Hungria

No túmulo de um médico romano em Jászság, na Hungria, arqueólogos encontraram uma rara coleção de equipamentos médicos. O achado foi divulgado nesta quarta-feira (26) pelo Museu Magyar Múzeumok. Os instrumentos do médico que trabalhou no século 1 d.C. foram localizados por pesquisadores da Universidade Eötvös Loránd (ELTE), do Museu Jász e da Rede de Pesquisa Eötvös Loránd (ELKH).

As escavações ocorreram após uma pesquisa preliminar em 2022, feita em campo com um magnetômetro, um dispositivo que registra a variação espacial no campo magnético da Terra para detectar anomalias magnéticas e até artefatos. O aparelho revelou características arqueológicas abaixo da superfície do solo. Isso levou à descoberta de um cemitério do período Avar e várias ferramentas de metal depositadas em uma cova rasa.

O assistente científico Samu Levente, do Instituto de Arqueologia ELTE BTK, conta em comunicado que um objeto também foi encontrado anteriormente entre as fileiras de sepulturas no cemitério da era Avar, assim como vários itens de metal na cova.

Fonte: Revista Galileu