A uma profundidade de 400 metros no Mar de Barents, na Noruega, exploradores no Ártico descobriram um vulcão subaquático expelindo lama e metano de dentro de outra cratera maior, formada provavelmente após uma erupção ocorrida há 18 mil anos, no fim da última era glacial.
Os pesquisadores avistaram a cratera vulcânica a cerca de 130 km ao sul da Ilha do Urso da Noruega. A descoberta do vulcão em seu interior ocorreu em 7 de maio durante expedição a bordo do navio de pesquisa Kronprins Haakon, auxiliada pela embarcação subaquática de controle remoto ROV Aurora.
Os pesquisadores da Universidade Antártica da Noruega (UiT) trabalharam na investigação com a iniciativa de proteção aos oceanos REV Ocean. A equipe encontrou o vulcão chamado Borealis Mud, que é apenas o segundo de seu tipo descoberto em águas norueguesas.
O vulcão libera lama, líquidos e gás do interior do planeta, fornecendo “novos deslumbres sobre a ciência da Terra”, de acordo com os especialistas. A estrutura geológica tem 7 metros de diâmetro e 2,5 metros de altura.
Fonte: Revista Galileu