Um alpinista do sul de Israel encontrou por acaso uma rara inscrição de 2.500 anos com o nome do rei persa Dario I, o qual acredita-se ser o pai de rei Assuero. O achado foi anunciado pela Autoridade de Antiguidades de Israel nesta quarta-feira, 1.
Essa é a primeira descoberta de um escrito com o nome de Dario, o Grande, em Israel, como repercutido pela JNS. Encontrado em dezembro no Parque Nacional Tel Lachish, na cidade de Lachish, que há 2.500 anos era um local próspero e um importante centro administrativo, o achado consiste em um fragmento de cerâmica.
O rei Assuero é o Achasverosh do livro Bíblico de Ester, segundo a equipe arqueológica do Estado de Israel. Durante seu reinado — de 522 a 486 a.C — houve uma expansão do Império Persa Aquemênida, que atingiu sua maior extensão sob o comando de seu filho Hishrash.
Rara inscrição
Ainda segundo a fonte, o artefato com a inscrição (que também pode ser chamado de “ostracon”) pode ser uma nota de reconhecimento do despacho ou recebimento de mercadorias. Segundo a Autoridade de Antiguidades, essa descoberta é uma evidência da administração persa na cidade de Laquis no período aquemênida, que se deu na virada do século V antes da Era Comum.
A inscrição data de 498 antes da Era Comum e está em aramaico. Ela diz “Dia 24 de Dario”. Eylon Levy, descobridor do artefato e assessor de mídia internacional do presidente Isaac Herzog, à fonte, disse que suas “mãos tremeram” quando pegou o fragmento.