Em um leilão histórico que agitou o mundo dos colecionadores, uma espada do século 18 foi vendida por um valor impressionante de R$ 86 milhões, se tornando a espada mais cara já vendida até hoje. O evento ocorreu na prestigiada casa de leilões Bonhams, na cidade de Londres, Inglaterra.
O leilão aconteceu na última terça-feira, 23, e resultou em um lance vencedor de 14 milhões de euros pelo item, que foi encontrado nos aposentos do sultão Tipu após a batalha que derrubou sua fortaleza real em 1799, em Seringapatam, na Índia. A espada em questão, uma relíquia datada do século 18, foi habilmente forjada por um dos mais renomados artesãos da época, cujo nome permanece em sigilo.
Os lances acirrados iniciaram-se assim que a lâmina foi apresentada ao público. Três interessados rapidamente perceberam o valor histórico e estético da peça, e começaram a propor valores cada vez mais altos. Após uma intensa disputa, o martelo foi batido, consagrando um comprador anônimo como o novo proprietário da valiosa espada.
Fonte: Revista Aventuras na Historia