CURIOSIDADE: Exploradores obtêm imagens inéditas de navio japonês naufragado na 2ª Guerra

Pesquisadores visualizaram o navio japonês Akagi pela primeira vez desde que a embarcação naufragou, durante a Batalha de Midway, em junho de 1942, na Segunda Guerra Mundial. O levantamento visual foi conduzido pela Ocean Exploration Trust, que anunciou o feito na última sexta-feira (15).

Inicialmente, uma pesquisa de mapeamento conduzida em 2019 pela Vulcan, Inc., em parceria com a Marinha dos Estados Unidos, apenas localizou o porta-aviões japonês naufragado. Mas ninguém havia visualizado a embarcação em detalhes até então.

Em 10 de setembro de 2023, uma equipe a bordo do navio de pesquisa E/V Nautilus passou 14 horas pesquisando Akagi, que estava a 5,5 km de profundidade. O grupo examinou os danos da batalha e da colisão no fundo do mar na estrutura do veículo japonês, transmitindo uma filmagem da expedição ao vivo no Youtube.

“O mergulho foi iniciado e encerrado com cerimônias protocolares para homenagear esse local e todos os que perderam suas vidas de forma a refletir seu significado para as famílias e comunidades de Kānaka ʻOiwi (nativos havaianos), japoneses e militares dos EUA”, afirma um comunicado da Ocean Exploration Trust.

A visualização do Akagi fez parte de uma missão de 27 dias financiada pela Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos Estados Unidos (NOAA, na sigla em inglês) para explorar habitats de águas profundas no Monumento Nacional Marinho Papahānaumokuākea (PMNM), um Patrimônio Mundial da Unesco e a maior área marinha protegida do mundo.

Fonte: Revista GALILEU