CURIOSIDADE: o ateu, com fama de comunista, que inventou o Guaraná Jesus

Com uma personalidade única e de origem humilde, pouco a pouco ele ficou cada vez mais popular e adorado. Tem a cara de seu povo, se tornou a representação de toda uma cultura. Uma verdadeira febre, quase que uma religião. Paulatinamente, Jesus tem conquistado um espaço maior nas casas e nos corações do povo brasileiro. Afinal, cativa como ninguém.

Só que ele é diferente de todos os outros. Não faz distinções, usa rosa e azul e é par ideal para qualquer ocasião. Adocicado, com um quê de cravo e canela. Companhia perfeita para aquele bolo da tarde ou até mesmo uma boa tapioca. Sua cor rosada é inconfundível. Guaraná Jesus é único. E por isso tornou-se símbolo do Maranhão.

Jesus ateu e comunista
Apesar do nome, seu inventor não era nem um pouco religioso, muito pelo contrário, Jesus Norberto Gomes era declaradamente um ateu. Como se não bastasse tamanha contradição, o rapaz ainda tinha fama de comunista.

Nascido em Vitória do Mearim, no Maranhão, em 1891, se mudou aos 14 anos para a capital do estado em um busca de um emprego. Sua primeira oportunidade não demorou surgir, foi trabalhar na farmácia Marques. Aos 20 anos, se tornou empreendedor e abriu a farmácia Galvão. Não sabia, mas aquele momento mudaria sua vida para sempre.

Noberto Gomes tinha o hábito de batizar suas invenções como forma de homenagear uma das pessoas mais importantes de sua vida: ele mesmo. Foi assim como o Antigripal Jesus, o Xarope Peitoral Jesus e a Jesulina Pasta Dentifrícia. Dessa mesma forma foi com o Guaraná Jesus, criado em uma seção de águas gasosas e refrigerantes, algo que era comum nas farmácias da época.

Fonte: Revista Aventuras na História