Enquanto realizava as obras de reconstrução do World Trade Center, em Nova York, um grupo de trabalhadores encontrou, em julho de 2010, algo impressionante: nada mais nada menos que os restos de um antigo navio, o qual estava soterrado a 6,7 metros abaixo do nível da rua.
A partir de estudos, arqueólogos conseguiram determinar que a embarcação havia sido produzida em 1773 ou pouco depois, em um pequeno estaleiro próximo à cidade da Filadélfia, na Pensilvânia.
Além disso, os especialistas descobriram que o navio teria sido feito a partir do mesmo tipo de carvalho-branco utilizado na construção de partes do Salão da Independência, local onde a declaração da independência e a constituição americana foram assinadas.
Analisando anéis
Segundo o portal de notícias O Globo, para chegar a essa conclusão, os pesquisadores analisaram os anéis de algumas das tábuas encontradas.
A embarcação, que media quase dez metros de comprimento, foi escavada e enviada para o Laboratório de Conservação Arqueológica em Maryland, onde está sendo mantida submersa em líquido a fim de que não se deteriore.
Fonte: Revista Aventuras na História