CURIOSIDADE: osso pélvico de 45.000 anos pertence à criança de linhagem humana desconhecida

Na mesma semana em que pesquisadores chineses descobriram o que pode ser uma nova linhagem de hominídeos, antropólogas encontraram na França um osso pélvico de uma criança de 45 mil anos que não corresponde nem com os neandertais e nem com os Homo sapiens. O osso do quadril foi encontrado na caverna de Grotte du Renne, junto dos restos mortais de 11 neandertais. O local, posteriormente, foi ocupado pelos chamados Humanos Anatomicamente Modernos (AMHs). Assim, a criança pode ter coexistido com as espécies extintas. A parte de sua pélvis foi comparada com dois neandertais e 32 ossos de bebês modernos, mas sua forma era diferente de ambas — embora mais próxima dos AMHs.

“Propomos que isso se deva ao fato de pertencer a uma linhagem humana moderna cuja morfologia difere ligeiramente dos humanos atuais”, escreveu a equipe no estudo publicado na Nature.


Os Humanos Anatomicamente Modernos
Os Humanos Anatomicamente Modernos apareceram na Europa Ocidental por volta de 42 mil anos atrás; ou seja, cerca de 2 mil anos antes da extinção dos neandertais. A caverna de Grotte du Renne, por sua vez, abrigou ambas as espécies nas eras do Paleolítico Médio e Superior.

Fonte: Revista AVENTURAS NA HISTÓRIA