CURIOSIDADE: Parte da bílbia de 1,6 mil anos será leiloada em Londres

Um antigo livro da Bíblia escrito há cerca de 1,7 mil anos — sendo assim um dos textos mais antigos do mundo preservado até hoje — será leiloado em Londres, na Inglaterra. Com 104 páginas em papiro, o documento chamado códice Crosby-Schoyen relata o início da difusão do Cristianismo.

Segundo a empresa de arte Christie’s, especula-se que o antigo documento seja vendido por um valor entre US$ 2,6 milhões e US$ 3,8 milhões. Escrito em copta — antigo idioma egípcio no alfabeto grego, utilizado principalmente por povos cristãos —, os textos hoje estão preservados entre painéis de acrílico, e apresentam os textos completos de dois livros da Bíblia conhecida hoje.

“Os primeiros monges no Alto Egito, no primeiro mosteiro cristão, estavam usando esse mesmo livro para celebrar as primeiras comemorações da Páscoa, apenas algumas centenas de anos depois de Cristo e apenas cerca de cem anos depois que o último Evangelho foi escrito”, afirma à CNN o especialista sênior em livros e manuscritos da Christie’s, Eugenio Donadoni.

Vale mencionar ainda que, no leilão, também devem ser vendidos outros importantes documentos históricos, como a Bíblia Hebraica de Holkham e a Bíblia de Geraardsbergen.

Fonte: Aventuras na História