Nesta quinta-feira, 8, é celebrado o Corpus Christi que, em Latim, significa ‘corpo de Cristo’ A data, comemorada pela Igreja Católica, celebra a “presença real de Jesus Cristo no pão e no vinho”, segundo a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Com exclusividade ao Aventuras na História, o Google informou que as buscas no Brasil por Corpus Christi mais que dobraram na comparação dos últimos sete dias com o período anterior (+150%). As por feriado dobraram (+100%).
O Brasil é o terceiro país no mundo com mais interesse de busca pelo assunto nos últimos sete dias. Os estados que mais pesquisaram o termo, Corpus Christi, são, em ordem: Espírito Santo, Mato Grosso, Paraná, Santa Catarina e Rondônia. Já os menos interessados estão situados na Região Norte: Amazonas, Roraima, Amapá, Pará e Acre.
Pensando nisso, o Aventuras resolveu tirar algumas dúvidas sobre o tema. Afinal, por que o Corpus Christi sempre cai na quinta-feira? Quando a celebração surgiu? Saiba mais!
Quinta-feira de Corpus Christi
Para entender o motivo de Corpus Christi sempre cair numa quinta-feira, primeiro precisamos entender a dinâmica de outras duas datas importantes em nosso calendário: o carnaval e a Páscoa.
A segunda delas, aliás, é crucial para definir o calendário, afinal, a Páscoa é celebrada no domingo seguinte à primeira Lua Cheia depois do dia 21 de março — este ano aconteceu dia 9 de abril.
Fonte: Revista Aventuras na História