CURIOSIDADE: Primeiro DNA antigo da civilização suaíli é achado em cemitério na África

Escavações em um cemitério revelaram o DNA de 80 indivíduos de até 800 anos atrás, trazendo à tona o primeiro material genético antigo já descoberto da civilização africana suaíli. A descoberta registrada na revista Nature na quarta-feira (29) faz parte de uma investigação de décadas, conduzida pelo antropólogo nativo do Quênia, Chapurukha Kusimba, da Universidade do Sul da Flórida, nos Estados Unidos.

Em locais que vão do Quênia a Moçambique, Kusimba dedicou 40 anos a estudar a ancestralidade daqueles que construíram civilizações, incluindo o povo suaíli, que vive até hoje, tendo mantido no século 7 estados comerciais prósperos ao longo da costa da África Oriental.

“Esta pesquisa tem sido o trabalho da minha vida — esta jornada para recuperar o passado dos suaíli e restaurá-los à cidadania legítima”, disse o antropólogo, em comunicado.

Para ganhar confiança dos suaíli que vivem atualmente na África Oriental, o pesquisador passou um tempo com este povo. Com a aprovação desta população tradicional para as escavações no cemitério, Kusimba terminou seu trabalho em apenas uma única temporada a fim de respeitar os restos mortais.

Fonte: Revista Galileu