CURIOSIDADE: Túmulo selado, encontrado recentemente na Turquia, abriga os restos mortais de um homem que viveu na era romana

Uma descoberta arqueológica no sudoeste da Turquia sugere que os antigos romanos podem ter temido os “mortos inquietos”. A evidência é um túmulo datado de 2 mil anos atrás, no qual um corpo cremado foi colocado. Conforme estudo publicado no último dia 21, na revista Antiquity, o local de sepultamento encontrado contém pregos dobrados sendo selado com duas dúzias de tijolos, além de uma camada de gesso. No túmulo, que fica no sítio arqueológico de Sagalassos, estão os restos mortais de um homem adulto. A sepultura incomum data do período entre 100 e 150 dC.

De acordo com o portal LiveScience, Sagalassos foi ocupada do século V a. C. ao século 13 d. C. e possui numerosos exemplos de arquitetura da era romana, incluindo um teatro e um complexo de banhos.

Combinação incomum
Embora as práticas de cremação, sepultamento e, até mesmo, o ato de colocar pregos e selar o local, fossem realizadas na época romana, a combinação dos três é bastante incomum, conforme afirmam os especialistas no tema.

Fonte: Revista Aventuras na História