CURIOSIDADE: Vulcanismo recente aponta que Marte é mais ativo do que o esperado

Por muito tempo, Marte tem sido considerado geologicamente “morto”. Mas um novo estudo revela que o planeta vermelho teve um vulcanismo recente — e pode ser mais ativo do que se esperava. A pesquisa foi publicada em 15 de dezembro na revista Journal of Geophysical Research: Planets.

Uma equipe de cientistas planetários liderados por pesquisadores da Universidade do Arizona (UArizona), nos Estados Unidos, documentou mais de 40 eventos vulcânicos de um passado não tão distante em Marte. Alguns deles ocorreram há cerca de 1 milhão de anos, segundo estimativas.

No novo estudo, os pesquisadores combinaram imagens de uma sonda e medições de radar penetrante no solo para reconstruir em 3D cada fluxo de lava na planície marciana de Elysium Planitia. Em 2022, uma equipe também da UArizona havia apresentado evidências de intensa atividade vulcânica nessa mesma região.

“Elysium Planitia é o terreno vulcânico mais jovem do planeta, e estudá-lo nos ajuda a entender melhor o passado de Marte, bem como sua história hidrológica e vulcânica recente”, escrevem os pesquisadores em seu artigo.

A equipe usou imagens da câmera Context a bordo da sonda Reconnaissance Orbiter da Nasa, combinadas com imagens de ainda maior resolução da câmera HiRISE da UArizona em áreas selecionadas. Registros de dados do Mars Orbiter Laser Altimeter em outra espaçonave da Nasa, a Mars Global Surveyor, forneceram informações topográficas.

Fonte: Revista GALILEU