CURIOSIDADE: ZUZU – indivíduo que viveu no Brasil há 9,6 mil anos ganha modelo 3D de seu rosto

Em 2022, o renomado designer Cícero Moraes e o arqueólogo Moacir Elias Santos decidiram se unir para criar um modelo 3D do rosto de Zuzu, um dos mais antigos habitantes do Brasil do qual temos conhecimento.

O paleoíndio (isso é, indivíduo pertencente a um povo indígena que precedeu a agricultura) andou pelo território brasileiro nada menos que 9,6 mil anos atrás. Para dar uma ideia, Luzia, o fóssil mais antigo já encontrado na América do Sul, viveu entre 11 mil e 13 mil anos atrás.

Seu esqueleto foi encontrado em posição fetal durante uma escavação arqueológica de 1997 realizada no Parque Nacional Serra da Capivara, que fica localizado no estado do Piauí. Tanto a descoberta quanto o estudo dos restos mortais, por sua vez, foram liderados pela franco-brasileira Niède Guidon, pesquisadora especializada em Pré-História.

Em uma entrevista exclusiva ao site Aventuras na História, Cícero deu detalhes a respeito dos bastidores do projeto. Confira abaixo!

Patrimônio nacional
Acostumado a fazer aproximações faciais de crânios encontrados nas mais diversas partes do mundo, o artista brasileiro afirmou se sentir honrado por poder ajudar a “revelar” a aparência de uma figura de importância nacional.

Fonte: Revista Aventuras na História