Das telas para o papel: Livro do ‘Papo de Fogão Raiz’ reúne receitas de comidas de mercados, ruas e feiras

As receitas da culinária regional coletadas diretamente de cozinheiros e cozinheiras, durante o programa de TV Papo de Fogão Raiz realizado entre 2021 e 2022, ganham um registro inédito em livro. O trabalho será lançado no dia 15 de setembro, a partir das 17h, no Sesc Rio Branco e depois será disponibilizado na Internet. O livro de receitas “Papo Raiz” tem coordenação do publicitário e apresentador Fernando Amaral; organização da produtora Danielle Brito. Texto e revisão de Mariana Ranieri e fotografia de Humberto Lopes. 

São 80 páginas em cores com receitas e histórias dos locais e dos seus participantes. São eles: Restaurante da Neide (Largo Allan Kardec/Mercado de Petrópolis); Bar do Zé Reeira, Buteco do Beco, Borogodó Bar, Bar do Pedrinho, Lama Bar e Bardallos ( Beco da Lama e Cidade Alta), Bar do Pernambuco (Canto do Mangue), Tempero da Dadá (Mercado do Peixe, Rocas), Bar e Restaurante Portal do Potengi e Dona Ivanize (Redinha); Bar e Restaurante da Simara, Maia Bar e Lanchonete Santa Maria (Mercado da Seis); Dona Francisca e Dona Cileide (Feira do Alecrim) e Zélia Pinheiro (Mercado das Quintas). 

As receitas vão desde o ‘Bolinho de feijoada Deixe de Guerra’, criado pela cozinheira Heiza Cruz para o Borogodó; ao Chambaril da exímia cozinheira Neide da Silva, do Bar da Neide. Também estão lá os segredos do ‘Baião do Mar’ de Nélio Pedro, proprietário do Bar do Pedrinho, point cultural da Cidade Alta. Ou a receita da ‘Ova de peixe frito no dendê’, do tradicional Bar do seu Pernambuco, uma iguaria típica praieira. O livro está dividido de acordo com o menu: “Tira-gosto” e “Para encher o bucho”. O registo também incorpora belas fotografias de cenários ricos e coloridos do Mercado da Seis, Mercado das Quintas, Mercado do Peixe, Mercado de Petrópolis e as feiras do Alecrim, Quintas, São José e Rocas, além do Centro Histórico, onde está localizado o tradicional Beco da Lama. 

Mais do que um livro de receitas, o “Papo Raiz” pode ser lido como um livro de histórias. Traz os ingredientes que fazem parte de uma cultura e, juntos, dão o sabor da nossa terra, o tempero da nossa gente. Foi assim que o fruto do trabalho com o Papo de Fogão Raiz gerou um livro com 25 receitas, trazendo um conteúdo iconográfico através dos registros desses locais e seus cozinheiros.

“O livro foi pensado para eternizar não apenas receitas, mas também as histórias de um povo e suas tradições, que tanto acrescenta à cultura potiguar. E, claro, levar um pouco desses sabores para as mesas de quem  quiser se aventurar pelos segredos da cozinha potiguar de raiz”, comentou o apresentador  Fernando Amaral. 

Vale lembrar que estes personagens que participaram dos programas aceitaram abrir seus corações e revelar os segredos de suas cozinhas, em uma época tão importante para captar essas memórias. “Com a crise financeira pós-pandemia, foi constatado que houve uma grande diminuição desses estabelecimentos. É urgente preservá-los”, destaca a produtora Danielle Brito. 

ACOMPANHE NO YOUTUBE

O programa apresentado na temporada ‘Papo de Fogão Raiz – Ruas, Feiras e Mercados’, ainda disponível no Youtube, contou com direção de Augusto Lula, produção de Daniele Brito e Raquel Lucena, Direção de fotografia de Carlos Augusto e Edimilson Santos, Edição de Alysson Flávio e José Milton, fotografia de Humberto Lopes, produção de vídeo da Praia Filmes e Assessoria de imprensa de Cinthia Lopes.

O projeto conta com patrocínio da Prefeitura do Natal, Lei Djalma Maranhão, Unimed Natal, DNA Center e Hospital do Coração. Apoio: Fecomércio/SESC e Cachaça Matuta.

*SERVIÇO*

Lançamento do livro “Papo Raiz”, dia 15 de setembro, 17h, no Sesc Rio Branco. Para convidados.