De acordo com a Sesap, RN tem mais de 1 milhão de potiguares vacinados com a primeira dose; mais de 401 mil pessoas receberam D2

O RN segue avançando na vacinação, atingindo a marcar de mais 1.047.118 de potiguares vacinados com a primeira dose e 401.414 pessoas que receberam a segunda dose, ou seja, totalmente imunizadas. Nesse sentido, dando continuidade a operacionalização da campanha de vacinação, na manhã desta quarta, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) realizou a distribuição de 53.595 doses do imunizante AstraZeneca/Fiocruz. Destas, 10 mil doses da reserva técnica são para aplicação da primeira dose dos trabalhadores da educação e 45.595 vacinas para uso exclusivo como segunda de idosos entre 65 a 69 anos, completando o esquema vacinal, conforme pactuado entre Sesap e municípios. Além disso, o Ministério da Saúde sinalizou o envio de mais 113.370 doses para o RN, incluindo a vacina da Janssen, permitindo o avanço da vacinação. “É importante que pessoas possam buscar a segunda dose para completar o esquema vacinal e consigamos garantir a ampliação de pessoas imunizadas”, orientou Kelly Lima, coordenadora de Vigilância em Saúde da Sesap.

Reforçando o compromisso com a saúde do povo potiguar, o Governo do RN realizou, hoje, a convocação de 73 profissionais de saúde (enfermeiros, fisioterapeutas e copeiros), que atuarão na linha de frente no combate à pandemia.

Diante desse cenário, o Governo emitiu um novo decreto flexibilizando o horário do toque de recolhe, proibindo os festejos juninos e estabelecendo um calendário para o setor de eventos. De acordo com o decreto nº 30.673, o toque de recolher passa a vigorar a partir das 23h às 05h da manhã do dia seguinte, todos os dias da semana. Assim como aconteceu ano passado, permanece proibida a realização de festejos juninos, incluindo o acendimento de fogueiras e utilização de fogos de artifício, a fim de controlar o avanço da Covid e prevenir doenças respiratórias e acidentes que possam aumentar a demanda nas unidades de saúde.

“A Fecomércio fez uma proposta de acordo com a situação epidemiológica do estado. A partir disso iremos rodar o calendário. Iniciando pelos eventos corporativos aqueles que são possíveis sentar e ter distanciamento. Entram os teatros e cinemas, mas tem a condição do município estar entre o 1 e 2 no indicador composto. Tudo sendo feito com muita cautela, respeitando o calendário de vacinação e os dados epidemiológicos por região”, pontou Raimundo Alves, secretário-chefe do Gabinete Civil do RN.

“As medidas só têm sucesso com a pactuação com os municípios. A parceria entre Estado e municípios é decisiva para completarmos a travessia que estamos fazendo. A governadora orientou a equipe a fazer a retomada econômica e fazer um chamamento para ficar mais forte a aliança entre Estados e municípios através do Pacto pela Vida. As nossas forças de segurança, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil estão à disposição dos municípios”, reforçou Fernando Mineiro, secretário de Gestão de Projetos e Articulação Institucional.