De Bruna Marquezine a Inês Brasil, famosos fazem campanha para jovens tirarem título eleitoral

Uma campanha espontânea, impulsionada por publicações de artistas e personalidades como Juliette, Luísa Sonza e Anitta nas redes sociais, tem estimulado jovens a partir de 16 anos a tirar o título eleitoral. A data limite para providenciar o documento, a tempo de votar nas eleições de 2022, é 4 de maio. Leia mais: Saiba como tirar o título de eleitor e mudar local de votação

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), pouco mais de 13% da população com idade entre 16 e 17 anos está apta a votar atualmente. O número é baixo, se comparado a anos anteriores. Em fevereiro de 2018, o percentual era de 23,3%.

“O voto é uma das melhores maneiras de expressar nossa voz dentro da democracia, talvez a mais poderosa”, tuitou Juliette. “Fico muito triste com a informação que o número de adolescente de 16 e 17 anos que tiraram o título é um dos mais baixos da história. Tirar o título é simples no site do TSE”, informou.

“Mais do que o nome de quem ocupa um cargo, o seu voto influencia a qualidade dos serviços de saúde gratuitos e pagos, diretrizes da educação pública e privada, transporte, alimentação e muito mais. Seu voto faz a diferença!”, ressaltou a ex-BBB e cantora, que inicia turnê de shows no próximo sábado (26).

A funkeira Anitta usou o Twitter para avisar que só vai fazer selfies com os fãs que tiverem com o título de eleitor em dia. “Então agora é isso hein… Me pediu foto quando me encontrou em algum lugar? Se for maior de 16 eu só tiro a foto se tiver foto do título de eleitor”, ela escreveu.

O Tribunal Reginal Eleitoral do Rio (TRE-RJ) republicou o post. E acrescentou: “É isso, galera: se liga no recado da Anitta ! Pra tirar o título é fácil, tudo on-line, sem sair de casa. Mas, atenção: o prazo final é 4 de maio!”.

A cantora Luísa Sonza publicou um vídeo no Instagram, por meio do Stories, para estimular os fãs a tirar o título de eleitor. “Vocês, jovens com mais de 16 anos deveriam estar tirando o título de eleitor agora. Não adianta só gritar ‘Fora, Bolsonaro’ nos shows e nao tirar o título, entende?”, ela disse.

“Meus amores, deixa eu falar uma coisa muito séria com vocês! Estamos em ano eleitoral e uma notícia me deixou muito preocupada, estamos com o PIOR índice de jovens de 16-17 anos com título da história!”, alertou a atriz e apresentadora Giovanna Ewbank, no Twitter. “Gente, pro Brasil mudar tem que votar direito e pra isso TEM que tirar o título”, acrescentou.

O economista e ex-BBB Gil do Vigor também reforçou a campanha. Nas redes sociais, ele escreveu: “Cadê os vigorosos de 16 e 17 anos? Já tiraram o título de eleitor de vocês?? É rápidinho e o primeiro título dá pra tirar online. Se você tem 15 anos e completa 16 anos até outubro, já pode tirar também”.

Bruna Marquezine embarcou na campanha e republicou o post da amiga Anitta. “Bora, galera adolescentes”, incentivou. A atriz também repostou a publicação de Giovanna Ewbank.

Até Inês Brasil, que se tornou hit na web por seu vídeo inusitado de inscrição no “Big Brother Brasil”, engrossou a campanha. Com uma montagem de si com a faixa presidencial, a influenciadora digital publicou, no Twitter, um passo a passo para tirar o título.