Departamento de Comunicação da UFRN celebra seis décadas de história e produção do conhecimento

O escritor e jornalista Gabriel García Márquez disse em seus escritos que a Comunicação é uma paixão insaciável que só se pode digerir mediante a confrontação descarnada com a realidade. A comunicação existe e resiste com o intuito de destruir barreiras e construir pontes que transpassam, conectam e mudam as pessoas. Para alguns, o desejo de seguir na área vem ainda na infância, quando o mundo se mostra mais colorido e divertido por meio das letras, cores e imagens.

Entre os estudantes do Departamento Comunicação Social (Decom) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) encontra-se o sentimento de que acharam nessa área o sentido para mudar a sociedade por meio da comunicação. Completando 60 anos em 10 de maio de 2022, o Decom faz parte da história do Rio Grande do Norte, sendo responsável pela formação humana de parte dos comunicadores que atuam pelo Brasil, além de consolidar uma base científica robusta, que tem importante colaboração na consolidação científica e educacional da área.

Sebastião Faustino, atual Superintendente de Comunicação da UFRN, chegou ao Decom em 2004 para fazer estágio de docência, quando do seu mestrado em Ciências Sociais no Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA). Três anos mais tarde, assumiu disciplinas como professor substituto e, em 2010, como docente efetivo do curso de Radialismo, atual Audiovisual. Em 2011, assumiu a vice-coordenação do curso de Comunicação Social. Em agosto de 2012, a chefia do Decom, no qual ficou até agosto de 2015, quando saiu para assumir a vice-direção do CCHLA.