Departamento de Fisioterapia da UFRN oferece avaliação fisioterapêutica gratuita

O Departamento de Fisioterapia (DFST), vinculado ao Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), disponibiliza avaliação fisioterapêutica gratuita para pessoas de 40 a 75 anos que tenham sintomas de tontura há mais de três meses, sejam diagnosticadas com labirintite ou que não tenham tontura, mas gostariam de realizar uma avaliação do equilíbrio corporal para prevenir quedas. O atendimento pode ser agendado por e-mail ou telefone.

A iniciativa é realizada pelo Laboratório de Intervenção e Pesquisa em Realidade Virtual (Liperv) e faz parte da pesquisa de mestrado da estudante Ana Clara Teixeira Fernandes. A avaliação, conduzida pela mestranda e uma equipe de estudantes da iniciação científica, consiste em um exame do equilíbrio corporal e risco de quedas com um equipamento de realidade virtual chamado Plataforma de Força. 

“Utilizamos esse aparelho que faz uma avaliação da postura do paciente e verifica todas as oscilações corporais diante de algumas provas que realizamos. Essas provas projetam estímulos visuais que podem provocar incômodo em quem já possui problemas com tontura ou até mesmo quem não possui”, explica Ana Clara.

Além dos testes com realidade virtual, será feito um  repasse de orientações sobre o tratamento de tontura e prevenção de quedas e exercícios para a melhoria do equilíbrio, abordando também questões como hábitos alimentares que podem influenciar nesses fatores. 

As inscrições

O atendimento aceita inscrições durante o ano inteiro, até que possa atender todos os requerentes, buscando posteriormente continuar com a atuação. Os interessados devem entrar em contato via projetoposturografiaufrn@gmail.com, ou por um dos seguintes contatos telefônicos:

(84) 99473-9580 

(84) 99942-2805 

(84) 99850-5939 

 (84) 99620-8586