Deputado dos EUA George Santos é acusado por 13 crimes

O congressista republicano George Santos se declarou nesta quarta-feira (10/05) inocente das acusações de fraude, lavagem de dinheiro, apropriação indevida de fundos públicos, entre outras acusações por crimes pelos quais ele pode pegar até 20 anos de prisão, caso condenado.

Filho de imigrantes brasileiros, Santos, de 34 anos, se entregou às autoridades de Long Island, em Nova York, nesta quarta-feira, foi levado a uma juíza federal, tendo sido posto em liberdade cinco horas depois, mediante o pagamento de uma fiança de 500 mil dólares.

A promotoria o acusou de um total de 13 crimes: sete acusações de fraude eletrônica, três acusações de lavagem de dinheiro, uma acusação de apropriação indébita de fundos públicos e duas acusações de fazer declarações falsas à Câmara dos Representantes dos EUA.

A peça de acusação “busca responsabilizar Santos por várias supostos esquemas fraudulentos e declarações falsas descaradas”, afirmou, em comunicado, Breon Peace, procurador do Distrito Leste de Nova York.

“Tomadas conjuntamente, as alegações no indiciamento acusam Santos de contar com repetidas desonestidades e fraudes para subir aos salões do Congresso e enriquecer a si mesmo”, disseo procurador.

“Ele usou contribuições políticas para encher os bolsos, solicitou ilegalmente benefícios de desemprego que deveriam ter ido para os nova-iorquinos que perderam seus empregos devido à pandemia e mentiu para a Câmara dos Deputados”, acrescentou Peace.

“É uma caça às bruxas”, disse Santos pouco ao sair do tribunal, ecoando uma afirmação muitas vezes expressa pelo ex-presidente Donald Trump. “Vou lutar minha batalha. Vou à luta. Vou para combater a caça às bruxas. Eu vou cuidar de limpar meu nome, e estou ansioso para fazer isso.”

Fonte: DW Brasil